quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Omelete

A receita de hoje é extremamente simples, mas irá ajudar quem deseja fazer uma omelete e não sabe nem fritar um ovo, ou tem medo mesmo. E essa receita, pra mim essa semana anda sendo bem necessária, fui inventar de fazer a tal dieta da proteína, o que tem me feito sofrer de saudades de uma macarronada. 

Ingredientes:

3 ovos

2 fatias de presunto ( de preferência light )

2 fatias de muçarela ( de preferência light também )

Sal, orégano e pimenta do reino à gosto

Margarina light

Como proceder:

Quebre os ovos, em uma panelinha e bata-os bem com garfo, ou com um batedor de ovos, (nessa etapa eu coloco bem pouquinho de água, uns 50 ml, pra deixar a omelete bem fofa), acrescente sal e pimenta e continue batendo. Em uma frigideira quente, coloque a margarina, e não deixe-a derreter a ponto de queimar, coloque os ovos batidos. Vire a omelete com o auxílio de um prato raso. Pique o queijo e o presunto em cubinhos, e despeje por cima da omelete, junto com o orégano, deixe derreter, e feche a omelete, tipo meia lua, para que o queijo derreta bem. Tire-o do fogo, e coloque algumas folhinhas de salsinha por cima, e pronto, uma omelete bem simples e rica em proteína. 


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Molho Pesto

Fiz uma receita um pouco diferente de molho pesto, que é muito rápida e bem mais em conta que o molho pesto tradicional.



Ingredientes:

1 maço médio de manjericão

1 maço de salsinha

Um punhado de cebolinha

300 ml de azeite de oliva

2 dentes de alho

300 gramas de parmesão ralado

300 gramas de castanha de caju

Sal e pimenta do reino à gosto

Como proceder:

Bata o alho com mais ou menos duas colheres de azeite, para formar uma pastinhas e vá juntando os outros ingredientes e batendo. Quando formar uma pasta homogênea reserve-o.
O molho pesto pode não precisa ir ao fogo, para ser usado em massas, basta cozinhar a massa da forma descrita na embalagem. Misturar a massa cozida, ainda quente, com o molho pesto. Salpicar queijo ralado e servir

Na foto, fiz um raviolli de queijo com molho pesto, batatas assadas, e um frango recheado, que ensino a receita logo em breve. 

Custo aproximado do molho: R$ 22,00 ( o parmesão e a castanha de caju são os com maior valor da receita)

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Torta vapt vupt de liquidificador

Uma torta rápida e  super saborosa, feita com liquidificar e que fica com esse queijo e requeijão derretendo. E o mais importante, essa receita pode ser feita de sobras de frango assado, que pode ser desfiado e temperado, ou então, de filé de frango desfiados.

Ingredientes da torta:

3 ovos

1 xícara de óleo

2 xícaras de leite

2 xícaras de farinha de trigo

100 gramas de queijo ralado

1 colher de fermento em pó

Pitada de sal

Porção de gergelim

Farinha e margarina para untar a assadeira

Ingredientes do recheio:

Sobras de frango desfiado - aproximadamente 600 gramas

1 cebola

3 dentes de alho

2 tomates sem pele cortados em cubinhos

Uma porção de azeitona verde, sem caroço e picadinha

Azeite de oliva

Fatias de queijo muçarela 

1 copo de requeijão

Sal e orégano a gosto




Como proceder:

Bater todos os ingredientes, menos o fermento em pó no liquidificador, e depois de formada a massa, coloque o fermento em pó e dê uma mexida antes de colocar na assadeira. 
Para o recheio, em uma panela, frite a cebola e o alho no azeite, coloque o frango desfiado e dê uma fritadinha, depois acrescente os tomates, as azeitonas, sal e orégano. Deixe os tomates soltarem a água, e deixe no fogo, até que o caldo dos tomates seque bem. 
Unte a assadeira com manteiga, e polvilhe a farinha de trigo, retirando o excesso. Despeje meia massa na assadeira, depois coloque o recheio, coloque uma camada de muçarela e o requeijão. Despeje o restante da massa, e salpique gergelim por cima da massa. 
Leve ao forno pré aquecido ( 25 minutos à 180°) e deixe de 30 a 40 minutos. Pronto, uma torta simples, rápida e saborosa. 

Custo aproximado: R$ 25,00

Dica: Sempre que vá fazer alguma massa que leve fermento, evite abrir o forno antes de atingir o tempo médio da receita, nesse caso, 20 minutos, para que não interrompa o crescimento da massa. 



domingo, 6 de janeiro de 2013

Comida BOA por Delivery

Sabe aquele dia que dá uma preguiça de cozinhar e ao mesmo tempo uma vontade de comer uma boa comida?
Ontem foi exatamente assim, e qual a primeira coisa a se pensar nesses casos? O delivery, e comer uma comidinha mais ou menos. Mas, pra tudo existe um plano B, e acredito que o plano B nesse caso é o Delivery do Liro Chef, em Uberlândia.

Fui até lá e pedi um prato novo no cardápio, Contra Filé. A descrição do prato era: Contra Filé grelhado com molho madeira e cogumelo, risoto de alho poró e confit de batatas recheadas com catupiry. E como vocês podem ver na foto, o prato bate exatamente com sua descrição, não faltando item nenhum.



E preciso dizer, que veio tudo muito fresquinho e bem quente, estava sensacional. A carne veio ao ponto, bem grelhada por fora e rosada e suculenta por dentro, o molho suave, as batatas bem recheadas, e um destaque especial para o risoto de alho poró, que estava delicioso, e com queijo derretendo, que puxava na hora de servir. Enfim, uma ótima opção delivery.