quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Bolo de Cenoura

No dia que eu for um bolo, quero ser de Cenoura. Não tem erro, acho que até hoje não conheci ninguém que não goste de bolo de cenoura. Fiz um, e to colocando uma foto de um antigo, de mais ou menos uns dois meses atrás, para mostrar que você pode fazer em forma redonda, quadrada ou retangular. 


Ingredientes do Bolo:

2 Cenouras pequenas

2 ovos

1/4 xícara de óleo

3/4 xícara de açúcar

1 xícara de farinha de trigo

3/4 de colher de fermento em pó

1 pitadinha de sal

Margarina e Farinha de trigo para untar a forma

Ingredientes para a cobertura:

1 caixinha de creme de leite

1 barra de chocolate meio amargo

Como proceder:

Ligue o forno a 180º e deixe-o esquentando, unte a forma, passando margarina no fundo (faça uma camada boa) e coloque a farinha, retire o excesso. Bata no liquidificador as cenouras, os ovos, o óleo e o açúcar até formar uma mistura homogênea. Peneire a farinha, o sal e o fermento e coloque em uma vasilha, e vá colocando a mistura do liquidificador e mexendo com uma espátula. Quando estiver uma mistura uniforme, despeje na forma e coloque para assar. 



Para a cobertura, derreta a barra de chocolate, em banho-maria ou no microondas. E em uma panela ferva o creme de leite, até verificar que suas extremidades comecem a ferver, não deixe-o borbulhar. Coloque o creme de leite no chocolate derretido e deixe-o por uns 2 minutos descansando. Depois disso misture até formar uma mistura homogênea. Leve para a geladeira.



Dica: Não abra o forno antes de 20 minutos, e depois disso vá testando com um palitinho, se você colocar o palito e ele sair limpo, o bolo estará pronto. Quando tirar o bolo do forno, para essa cobertura, deixe-o esfriar por uns 15 minutos. E coloque a cobertura, que foi para a geladeira no bolo depois que ele estiver frio, assim a cobertura não irá derreter.

E outra dica: capriche na cobertura, pode colocar bastante mesmo.. Hehehehe




Cachorro Quente

Sabe quando dá vontade de ir numa festinha de criança comer cachorro quente, bolos e brigadeiros? Pois é, essa vontade apareceu e decidi fazer o cachorro quente e um bolo com cobertura de chocolate, e coloco em breve o bolo.



Ingredientes: (para 4 pães)

8 salsichas cortadas em rodelinhas

1 cebola cortada em cubinho

1 lata de molho de tomate

Azeite

Sal, pimenta do reino e orégano para temperar

4 pães

4 Fatias de muçarela

Batata palha



Como proceder:

Leve uma panela ao fogo, acrescente um fio de azeite e frite a cebola cortadinha em cubinhos. Quando ela ficar bem cristalizada, coloque o molho de tomate, e um pouquinho de água. Tempere com sal, pimenta do reino, e orégano a gosto, e acrescente as salsichas, depois que levantar fervura deixe apenas mais uns 3 minutos no fogo.

Para montar, abra o pão, coloque uma fatia de muçarela, o molho e as salsichas e salpique batata palha. 

Mas vale lembrar que cachorro quente, cada um monta do jeito que acha mais saboroso, sem segredos, aliás, como toda a receita é sem segredo.







Uma compra coletiva bacana

Quando penso em compra coletiva, ainda mais de comida japonesa, me vem na lembrança uma compra que fiz de um novo local na cidade, em que os preços eram ótimos, mas o sushi não tinha gosto de nada, e não tinha recheio, não tinha salmão, a quantidade de salmão de cada sushi era mais fino que meu fio de cabelo. 

MAAAAS...
Dessa vez deu certo, fiz uma compra coletiva, e quando fui trocar, foi como todas as vezes que consumi no Sushiloko de Uberlândia, atendimento legal, comida boa e fresca, e tinha a opção de delivery.




Muito bom, valeu muito a pena 


Weisswurst

 
 
Weisswurst é uma salsicha branca alemã, geralmente de carne de vitela temperada com salsa,  em algumas vai leite também. Fiz essas salsichas e  servi com molho de mostarda doce, que você pode verificar aqui:
 
O processo é bem simples, basta ferver mais ou menos 1 litro e meio de água, quantidade suficiente para cobrir as salsichas, e não deixar levantar fervura, desligar o fogo e colocar as salsichas e deixá-las por uns 5 minutos.
Depois disso, fazer leves cortes na superfície da salsicha e grelhar em frigideira ou chapa com um fio de azeite ou óleo.
 
Basta fatiá-la e servir com o molho, fica excelente, principalmente acompanhada com cerveja, ainda mais se for uma Weiss ( cerveja de trigo ).
 
 
 
 
 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Bolinho de arroz

E de novo, como era Carnaval, me permiti comer outra fritura, tomando uma cervejinha bem de leve. E com o que eu tinha na geladeira, a melhor opção foi o bolinho de arroz.
 
Ingredientes:
 
Sobras de arroz (aproximadamente 700 gramas)
 
200 gramas de queijo parmesão ralado
 
2 ovos
 
1 1/2 de farinha de trigo
 
2 colheres de leite (coloco apenas para ajudar a bater no liquidficador)
 
Óleo para fritar
 
Cebolinha, salsinha, sal e pimenta do reino para temperar


 
 
Como proceder:
 
Bata 3/4 do arroz, os ovos, leite e a cebolinha e salsinha no liquidificador, que formará uma mistura mais cremosa e homogênea. Retire a mistura do liquidificador, e misture a farinha de trigo, com cuidado e com a ajuda de uma espátula, o restante do arroz, o restante dos temperos e o queijo parmesão ralado. Costumo fazer dessa forma, para que no bolinho possa ter alguns pedacinhos de arroz, e pedacinhos de queijo parmesão ralado, e ficar mais bonitinho o interior dos bolinhos.
Após terminar a mistura faça as bolinhas, se necessário coloque umas gotinhas de óleo nas mãos para ajudar a fazer as bolinhas. E frite-os em óleo bem quente.
 
Assim logo estará pronto um tira-gosto, sirva com uma pimentinha de molho, pode ser tipo tabasco e com uma cerveja BEEEM gelada.
 
 
 

Camarão Empanado com Molho Tarê

Essa receita é bem simples e aproveitei para fazê-la bem no meio do carnaval, com o camarão que restou do almoço que fiz na sexta feira. E para acompanhar fiz um molho Tarê um pouco diferente, pois tive que fazer com o que tinha na geladeira, pois bem no meio do carnaval, alguns ingredientes seriam difíceis de achar por aqui.

O Molho Tarê original, leva saquê, saquê mirim, shoyo e açucar, algumas pessoas acrescentam ainda tempero de peixe e gergelim. Mas para quem não encontrar nada aberto no dia e resolver fazer o molho, tá ai uma ideia.


Ingredientes:

Camarão

Sal, pimenta do reino e umas gotinhas de limão para temperar o camarão

Farinha de trigo para empanar o camarão

Óleo para fritar 

100 ml de Shoyo

100 ml de água

1 dose de vodca

3/4 xícara de açúcar refinado



Como Proceder:

Para fazer o molho, derreta o açúcar, e logo após coloque a água e vá mexendo para soltar o melado do fundo da panela, acrescente o Shoyo deixe ferver, acrescente a dose de vodca e deixe no fogo baixo, deixando o molho reduzir bem ( o ponto quem decidirá é você, se quiser mais grosso deixe-o mais tempo no fogo ).
Para os camarões, tempere-os com sal, pimenta do reino e limão, passe a farinha, e é só fritar em óleo quente.

Fica um ótimo tira-gosto, saboroso, simples e bem fácil de fazer.

Custo aproximado: R$ 20,00