domingo, 3 de março de 2013

Caldo de Rúcula

Semana passada teve um friozinho aqui em Uberlândia, e a melhor coisa a se fazer ou é uma sopa ou um caldo. Esse caldo de rúcula, fica uma delícia e super nutritivo.



Ingredientes:

1 kg de batatas
2 cebolas

1 maço de rúcula

Sal, azeite e pimenta do reino à gosto

1,5 de água



Como proceder:

Cozinhe as batatas, cebolas, água com os temperos, até a batata ficar bem molinha, bata no liquidificar com a rúcula, e volte ao fogo por alguns minutinhos para encorpar um pouco mais. Sirva com torradas, e queijo ralado. Basta servir. 

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Risoto de Palmito e Queijo

Bom, como sempre, fiquei com vontade de comer uma carne, e um risoto, os dois pratos que mais agradam meu paladar.
A carne foi grelhada em uma chapa, e temperada apenas com sal e pimenta do reino, no momento em que foi para a chapa, grelhada de um lado e de outro para ficar mais suculenta, evitando de ficar virando toda hora.
E o risoto foi bem simples de fazer. Para aprender, veja na aba "Aprendendo o básico" como se faz o risoto, e passando da parte inicial, acrescentei palmito, queijo muçarela, e bastante queijo parmesão ralado.
O resultado? Uma janta mega simples, rápida e saborosa, e pra acompanhar uma cerveja Weiss!


Cupcake

 
Estou passando apenas para mostrar o que trouxe pra minha mãe esses dias pra trás, CUPCAKES, e aqui em Uberlândia, os melhores são da Cupcakelandia, são uma delícia, bem recheados e com ingredientes de primeira.
  
 
Minha mãe sempre adora ganhar presente de dia das Mães, e todo dia que chego com um presentinho, falo que é de dia das Mães, hehehe, todos os dias é dela!
 
 
 Nesse dia escolhi dois de Floresta Negra, um de Trufa de chocolate, e outro de Trufa de chocolate com ovomaltine, experimentei apenas o de Floresta Negra, mas minha mãe garantiu que os 3 sabores estavam divinos.
 
 
 
 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Bolo de Cenoura

No dia que eu for um bolo, quero ser de Cenoura. Não tem erro, acho que até hoje não conheci ninguém que não goste de bolo de cenoura. Fiz um, e to colocando uma foto de um antigo, de mais ou menos uns dois meses atrás, para mostrar que você pode fazer em forma redonda, quadrada ou retangular. 


Ingredientes do Bolo:

2 Cenouras pequenas

2 ovos

1/4 xícara de óleo

3/4 xícara de açúcar

1 xícara de farinha de trigo

3/4 de colher de fermento em pó

1 pitadinha de sal

Margarina e Farinha de trigo para untar a forma

Ingredientes para a cobertura:

1 caixinha de creme de leite

1 barra de chocolate meio amargo

Como proceder:

Ligue o forno a 180º e deixe-o esquentando, unte a forma, passando margarina no fundo (faça uma camada boa) e coloque a farinha, retire o excesso. Bata no liquidificador as cenouras, os ovos, o óleo e o açúcar até formar uma mistura homogênea. Peneire a farinha, o sal e o fermento e coloque em uma vasilha, e vá colocando a mistura do liquidificador e mexendo com uma espátula. Quando estiver uma mistura uniforme, despeje na forma e coloque para assar. 



Para a cobertura, derreta a barra de chocolate, em banho-maria ou no microondas. E em uma panela ferva o creme de leite, até verificar que suas extremidades comecem a ferver, não deixe-o borbulhar. Coloque o creme de leite no chocolate derretido e deixe-o por uns 2 minutos descansando. Depois disso misture até formar uma mistura homogênea. Leve para a geladeira.



Dica: Não abra o forno antes de 20 minutos, e depois disso vá testando com um palitinho, se você colocar o palito e ele sair limpo, o bolo estará pronto. Quando tirar o bolo do forno, para essa cobertura, deixe-o esfriar por uns 15 minutos. E coloque a cobertura, que foi para a geladeira no bolo depois que ele estiver frio, assim a cobertura não irá derreter.

E outra dica: capriche na cobertura, pode colocar bastante mesmo.. Hehehehe




Cachorro Quente

Sabe quando dá vontade de ir numa festinha de criança comer cachorro quente, bolos e brigadeiros? Pois é, essa vontade apareceu e decidi fazer o cachorro quente e um bolo com cobertura de chocolate, e coloco em breve o bolo.



Ingredientes: (para 4 pães)

8 salsichas cortadas em rodelinhas

1 cebola cortada em cubinho

1 lata de molho de tomate

Azeite

Sal, pimenta do reino e orégano para temperar

4 pães

4 Fatias de muçarela

Batata palha



Como proceder:

Leve uma panela ao fogo, acrescente um fio de azeite e frite a cebola cortadinha em cubinhos. Quando ela ficar bem cristalizada, coloque o molho de tomate, e um pouquinho de água. Tempere com sal, pimenta do reino, e orégano a gosto, e acrescente as salsichas, depois que levantar fervura deixe apenas mais uns 3 minutos no fogo.

Para montar, abra o pão, coloque uma fatia de muçarela, o molho e as salsichas e salpique batata palha. 

Mas vale lembrar que cachorro quente, cada um monta do jeito que acha mais saboroso, sem segredos, aliás, como toda a receita é sem segredo.







Uma compra coletiva bacana

Quando penso em compra coletiva, ainda mais de comida japonesa, me vem na lembrança uma compra que fiz de um novo local na cidade, em que os preços eram ótimos, mas o sushi não tinha gosto de nada, e não tinha recheio, não tinha salmão, a quantidade de salmão de cada sushi era mais fino que meu fio de cabelo. 

MAAAAS...
Dessa vez deu certo, fiz uma compra coletiva, e quando fui trocar, foi como todas as vezes que consumi no Sushiloko de Uberlândia, atendimento legal, comida boa e fresca, e tinha a opção de delivery.




Muito bom, valeu muito a pena 


Weisswurst

 
 
Weisswurst é uma salsicha branca alemã, geralmente de carne de vitela temperada com salsa,  em algumas vai leite também. Fiz essas salsichas e  servi com molho de mostarda doce, que você pode verificar aqui:
 
O processo é bem simples, basta ferver mais ou menos 1 litro e meio de água, quantidade suficiente para cobrir as salsichas, e não deixar levantar fervura, desligar o fogo e colocar as salsichas e deixá-las por uns 5 minutos.
Depois disso, fazer leves cortes na superfície da salsicha e grelhar em frigideira ou chapa com um fio de azeite ou óleo.
 
Basta fatiá-la e servir com o molho, fica excelente, principalmente acompanhada com cerveja, ainda mais se for uma Weiss ( cerveja de trigo ).
 
 
 
 
 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Bolinho de arroz

E de novo, como era Carnaval, me permiti comer outra fritura, tomando uma cervejinha bem de leve. E com o que eu tinha na geladeira, a melhor opção foi o bolinho de arroz.
 
Ingredientes:
 
Sobras de arroz (aproximadamente 700 gramas)
 
200 gramas de queijo parmesão ralado
 
2 ovos
 
1 1/2 de farinha de trigo
 
2 colheres de leite (coloco apenas para ajudar a bater no liquidficador)
 
Óleo para fritar
 
Cebolinha, salsinha, sal e pimenta do reino para temperar


 
 
Como proceder:
 
Bata 3/4 do arroz, os ovos, leite e a cebolinha e salsinha no liquidificador, que formará uma mistura mais cremosa e homogênea. Retire a mistura do liquidificador, e misture a farinha de trigo, com cuidado e com a ajuda de uma espátula, o restante do arroz, o restante dos temperos e o queijo parmesão ralado. Costumo fazer dessa forma, para que no bolinho possa ter alguns pedacinhos de arroz, e pedacinhos de queijo parmesão ralado, e ficar mais bonitinho o interior dos bolinhos.
Após terminar a mistura faça as bolinhas, se necessário coloque umas gotinhas de óleo nas mãos para ajudar a fazer as bolinhas. E frite-os em óleo bem quente.
 
Assim logo estará pronto um tira-gosto, sirva com uma pimentinha de molho, pode ser tipo tabasco e com uma cerveja BEEEM gelada.
 
 
 

Camarão Empanado com Molho Tarê

Essa receita é bem simples e aproveitei para fazê-la bem no meio do carnaval, com o camarão que restou do almoço que fiz na sexta feira. E para acompanhar fiz um molho Tarê um pouco diferente, pois tive que fazer com o que tinha na geladeira, pois bem no meio do carnaval, alguns ingredientes seriam difíceis de achar por aqui.

O Molho Tarê original, leva saquê, saquê mirim, shoyo e açucar, algumas pessoas acrescentam ainda tempero de peixe e gergelim. Mas para quem não encontrar nada aberto no dia e resolver fazer o molho, tá ai uma ideia.


Ingredientes:

Camarão

Sal, pimenta do reino e umas gotinhas de limão para temperar o camarão

Farinha de trigo para empanar o camarão

Óleo para fritar 

100 ml de Shoyo

100 ml de água

1 dose de vodca

3/4 xícara de açúcar refinado



Como Proceder:

Para fazer o molho, derreta o açúcar, e logo após coloque a água e vá mexendo para soltar o melado do fundo da panela, acrescente o Shoyo deixe ferver, acrescente a dose de vodca e deixe no fogo baixo, deixando o molho reduzir bem ( o ponto quem decidirá é você, se quiser mais grosso deixe-o mais tempo no fogo ).
Para os camarões, tempere-os com sal, pimenta do reino e limão, passe a farinha, e é só fritar em óleo quente.

Fica um ótimo tira-gosto, saboroso, simples e bem fácil de fazer.

Custo aproximado: R$ 20,00 


sábado, 9 de fevereiro de 2013

Camarão Flambado com Tomates Grelhados

Receberia uma visita super especial, de uma ex companheira de trabalho, e uma ótima amiga, e não sabia o que fazer. Pensei em fazer um filé a parmegiana, mas logo me lembrei que sua receita favorita é o risoto, e da sua paixão por camarões. 

Receita decidida então, risoto de gorgonzola, camarões flambados e tomates cereja grelhados. O risoto já coloquei no blog, e para relembrar, vai o link > http://cozinhasemfirula.blogspot.com.br/2013/01/risoto-de-gorgonzola-e-uma-vontade.html



Ingredientes:

700 gramas de camarões médios ( limpos e descascados )

400 gramas de tomates cereja

Sal, limão, pimenta do reino, alho triturado e salsinha a gosto para temperar os camarões

Manteiga

Sal, pimenta do reino, orégano a gosto para temperar os tomates

Azeite de oliva

1 dose de vodca



Como proceder:

Tempere os camarões, minutos antes de levá-los a frigideira, com sal, pimenta do reino, e limão. Leve uma frigideira ao fogo e grelhe os camarões. Acrescente o alho trituradinho um pouco depois (depois para eles não queimarem, pois fritam bem rapidinhos) e acrescente a vodca. Pegue um fósforo, e coloque perto do molho, assim, o fogo irá subir e começara a flambar os camarões. Assim que o fogo apagar dentro da panela, acrescente uma colher de manteiga, apenas pra engrossar aquele caldinho que sobrou. 
Com os tomates, acrescente um fio de azeite, os tomates e os temperos, e deixe-os grelhar por apenas uns minutos.

Dica: os camarões e os tomates ficam melhores se deixar a panela esquentar muito. 

Sirva-os com risoto de gorgonzola, esse risoto fiz apenas com gorgonzola, sem palmito. Sirva quente, e tirando o risoto, grelhar os tomates e flambar os camarões são executados em menos de 10 minutos.

Custo médio: R$ 65,00 (porção para 3 pessoas)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Caldo de Feijão

Com essa chuvinha vindo alguns dias, e esfriando um pouquinho os dias de verão, nada melhor que preparar um caldinho de feijão. 

Para isso basta fazer, primeiro, é claro, o feijão. O feijão, deixe o modo de fazer na aba de "Aprendendo o Básico" .


Depois de fazer o feijão, basta fritar Calabresa, em um fio de óleo e bacon. Esse meu coloquei apenas Calabresa, pois esqueci do bacon e depois de voltar da faculdade quase Dez horas da noite me deu uma preguiça de ir ao supermercado, mas ficou muito bom também. Com as calabresas fritas, basta acrescentar o feijão e deixar esquentar bem.



Sirva com bastante queijo minas ralado, e cebolinhas ( depende do gosto ) picadinhas. 

Mitsui Sushi Bar

Adoro comida japonesa, e pra quem gosta, a melhor opção sempre será o rodízio. Aqui em Uberlândia já experimentei todos os restaurantes japoneses (exceto um, que quero ir logo em breve, e só não fui por falta de oportunidade mesmo) e adoro o Mitsui. A comida é sempre fresquinha e os temakis, que infelizmente não estão inclusos no rodízio são sensacionais, dando destaque a dois, o de salmão com cream cheese e cebolinha, e o de camarão empanado com cream cheese e molho teriaki.









Sempre abuso de sashimi de salmão, shimeji e shitake na manteiga, gyosa, joy, gunkan e camarão empanado, meus favoritos. 


E hoje meu almoço foi bem servido de um rodízio no Mitsui.



Sem contar o preço do rodízio no almoço, que sai por R$ 32,90!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Delivery de novo

Esse fim de semana foi um pouco atípico, não cozinhamos (eu e minha mãe) nem no sábado e nem no domingo. Ao contrário disso, pedido novamente no Delivery do Liro Chef (e eu não sou filha do dono, e nem trabalho lá). E como sempre foi muito bom.




No sábado pedimos: o Filé do Liro, filé mignon recheado de cream cheese e palmito com molho madeira, acompanhado de risoto de queijo (pedi para substituir pelo risoto de alho poró - que adoro), e legumes; e o Pirarucu, peixe grelhado, com molho de espinafre, risoto de camarão e coquile de palmito (palmito recheado com cream cheese e empanado).




No domingo fui até lá novamente e pedi uma massa, raviolli de queijo (como sempre), com alguns acompanhamentos, e esse nem deu tempo de pensar em tirar a foto, foi logo atacado quando cheguei em casa.




Sempre muito bom, ótima opção de comida boa por delivery.

Spaghetti

E finalmente chegou o dia do Spaghetti tão sonhado, já estava com vontade desde que assisti o filme "Comer, Rezar e Amar" como comentei alguns dias atrás. 


Esse foi com molho a bolonhesa, que a base foi feita com o molho de tomate que postei nessa receita: http://cozinhasemfirula.blogspot.com.br/2013/01/raviolli-ao-sugo.html



A única diferença, é que antes de começar o molho, frita-se cebolas, e a carne moída, nessa usei o coxão mole! E depois é só prosseguir da forma como ensinei no molho da receita de Raviolli.





Cozinhe o macarrão como pede a embalagem, e pronto, basta servir com (MUITO) queijo ralado. 

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Kassler

Hoje resolvi finalmente fazer uma carne alemã, depois de muito procurar o famoso Joelho de Porco Defumado, acabei encontrando outra carne, o Kassler.

O Kassler é uma carne de porco, que pode ser o lombo, a bisteca ou a barriga, que são defumadas. As que encontrei são um Kassler de Bistecas. 

Para fazê-lo é preciso escaldar os bifes: encha uma panela de água, leve-a ao fogo e assim que levantar fervura, coloque os bifes e deixe por aproximadamente 5 minutos.  Ficará como mostra a figura abaixo. Após isso comece a receita.

Essa receita foi acompanhada de salada de repolho, apenas cortados em tirinhas finas, batatas fritas na manteiga, e molho de mostarda. 



Ingredientes para a carne:

4 filés de Kassler

Uma colherzinha de manteiga

Ingredientes para as batatas:

1 Kilo de batatas bolinhas

2 Colheres de margarina

Sal a gosto ( apenas para temperar as batatas, pois vale lembrar que o kassler por ser uma carne defumada, ela já tem o ponto certo de sal )

Salsinha a gosto

Pimenta do reino a gosto

Ingredientes para o molho:

1 colher de margarina

3 colheres de mostarda adocicada

1 dose de vodca

3 colheres de creme de leite



Como proceder:

Cozinhe as batatas até ficarem macias (teste-as com o garfo), retire a casca. Em uma frigideira derreta a margarina, frite as batatas, mexendo pouco, e adicione o sal e a pimenta do reino. Quando ficarem bem douradinhas retire-as do fogo e acrescente a salsinha picadinha. 
Para o molho, leve ao fogo a margarina para derreter, adicione a mostarda, e quando começar a ferver adicione a vodca, mexendo por mais ou menos uns 5 minutos. Retire do fogo e acrescente o creme de leite, e misture até o molho encorpar. 
Depois de escaldar o Kassler, frite-os em uma frigideira, com uma pequena porção de margarina, apenas para não grudar. 


A receita é simples, e a carne é muito macia e saborosa, vale a pena experimentar. 



Custo aproximado: R$ 50,00 ( O kassler é uma carne com um valor um pouco mais alto, e aqui em Uberlândia só se encontra em lugares especializados ) 





quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Raviolli ao Sugo


Depois de assistir o filme "Comer, Rezar e Amar", me bateu uma vontade de comer uma massa com molho de tomate. Fiz essa massa de uma forma mais rapidinha, usando apenas manjericão e orégano de ervas, apenas para matar minha vontade momentânea. Mas em breve quero fazer molho de tomate, daquele bem tradicional, com buquê garni e tudo. Mas vamos à receita dessa versão mais simplificada.




Ingredientes:

3 cebolas (picadinhas em cubinhos)

2 Kilos de tomates (mais maduros)

1 Copo de água

1/2 Maço de Manjericão

Óregano

Sal e azeite à gosto

1 Pacote de Raviolli ( recheio de sua preferência - esse foi de queijo)

Como proceder:

Coloque os tomates, a água, e meio maço de manjericão no liquidificador e bata até formar um molho uniforme, reserve-o. Em uma panela grande e funda, refogue as cebolas com um fio de óleo, deixe-as até formarem uma aparência cristalizada. Coloque o molho na panela e tempere com sal e orégano. Deixe o molho ferver e após isso, abaixe o fogo, para apurar os sabores (uma dica, não tampe a panela, o molho encorpa mais rápido e fica com a cor mais vermelha cozinhando com a panela aberta, por isso use uma panela funda). Deixe o no fogo por aproximadamente 40 minutos, e vá mexendo de vez em quando. 
Em uma outra panela, cozinhe o raviolli como indicado na embalagem. 
Retire o raviolli do fogo e o molho, e em um refratário distribua-os mexendo levemente para não quebrar o raviolli. Salpique folhas de manjericão para decorar e dar sabor antes de servir. Sirva quente e de preferência com queijo ralado. 


Custo aproximado: R$ 26,00

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Costela ao molho Barbecue

Uma coisa que preciso comentar antes dessa receita, é que, minha vontade de comer costelas são insaciáveis. E decidi fazer uma receita que tinha muito tempo não fazia, as famosas costelas com molho barbecue. Esse molho é uma versão simplificada, mas que fica muito boa também. 



Ingredientes (carne):

2 peças de costela (aproximadamente 800 gramas)

Sal a gosto

Óleo para fritá-las

Ingredientes molho:

1 cebola ralada

1 xícara de açúcar mascavo

6 colheres de vinagre branco

4 colheres de molho inglês 

1 xícara e meia de catchup

2 colheres de café de geleia de pimenta

5 colheres de água



Como proceder:

Para fazer o molho, refogue a cebola ralada, acrescente o açúcar mascavo, o vinagre e o molho inglês. Mexa um pouco e deixe ferver, logo após acrescente o catchup, a água. e a geleia de pimenta e mexa até engrossar. Esse processo é bem rápido, em média uns 10 minutos. Desligue o fogo e reserve-o.

Para as costelas, tempere-as com sal a gosto. Para essa receita, usei uma frigideira de cabo de alumínio, que pode ser levada ao forno, e também pela quantidade de costelas, ela é apenas para duas pessoas. Ligue o forno em fogo alto, para aquecer.

Leve a frigideira no fogo, e adicione o óleo, aproximadamente uma colher, e assim que tiver quente, coloque as costelas com os ossos virados para baixo. Deixe uns dois minutos de um lado e vire-as. Apenas mais dois minutos, desligue o fogo, e forre a frigideira com papel alumínio e leve as costelas no forno, em temperatura média, por aproximadamente 60 minutos. Após 60 minutos, retire o papel alumínio, e despeje molho na costela o suficiente para cobri-las. E deixe mais 10 minutos no fogo, retire-as novamente e acrescente mais molho, e deixe-as por mais 10 minutos.

 

Retire-as do forno, e coloque-as em uma assadeira de vidro para servi-las. Essas costelas eu servi acompanhadas com batatas recheadas com bacon e requeijão, que deixei no último post.

Custo aproximado do molho e das costelas: R$ 38,00 (para 2 pessoas)


Batatas recheadas

Já estava com muita vontade de comer batatas recheadas, e juntou minha vontade de comer costelinhas de porco com molho barbecue ( deixarei a receita em outro post ) e então decidi fazê-la.


Ingredientes:

6 Batatas grandes

400 gramas de bacon

200 gramas de requeijão

200 gramas de parmesão

Azeite a gosto

Sal à gosto



Como proceder:

Em uma panela grande coloque as 6 batatas e cubra-as com água e leve ao fogo. Deixe no fogo até que as batatas amoleçam, teste com um garfo, enfie o garfo na batata, se entrar e estiver mole, pode retirar do forno. Corte o bacon em cubinhos, e em uma panela frite-os, não precisa adicionar óleo, pois ele frita na sua própria gordura, retire-o do fogo quando estiverem fritinhos, e com a ajuda de uma espátula, tire o excesso de óleo e reserve-o. Forre uma assadeira de metal com papel alumínio, e  coloque as batatas, abra sua superfície e afaste as pontas criando uma bolsinha para receber o recheio. Tempere o centro com fios de azeite e sal a gosto, coloque uma colher de requeijão em cada, e salpique os cubinhos de bacon fritos por cima. Após, rale o queijo parmesão e salpique por cima. Leve ao forno por apenas uns 10 minutos, para derreter o queijo.



Retire-as do forno e pronto, é só servir. Ficam ótimas e são simples de fazer.

Custo médio da receita: R$ 15,00 (para 6 batatas recheadas)